Natural de Santa Rita, PB, tem 45 anos. Doutor em Ciência da informação (UFPB), tendo como tese a trajetória de Heliton Santana, que era militante social, Mestre em Ciências das Religiões (UFPB) com uma dissertação sobre uma história dos cults afro-paraibanos, onde seu trabalho foi pioneiro no estado a pesquisar a gênese das religiões afro paraibanas, sua história, organização, resistência e afirmação no campo religioso, político e social. Tendo sua dissertação, resultado de uma rica e profunda pesquisa realizada durante muitos anos. Especialista em Direitos Humanos onde trabalhou com violência e imprensa no Alto das Populares em Santa Rita a partir dos olhares da imprensa paraibana onde ele afirma
que pratica violência social através de textos preconceituosos sobre o lugar e naturalmente, sobre as pessoas que moram la. Graduado em Arquivologia, Administração Pública e História, onde trabalhou com memória e história local.
É servidor público municipal como professor de História há mais de 20 anos e integrante do Grupo de Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (PPGCI-UFPB), liderado pela professora doutora Bernardina Maria Juvenal freire de Oliveira. É pesquisador na linha de memória das religiões afro-brasileiras desde 2007, tendo produzido um vídeo documentário “Santa Rita Preta” a yialorxá Mãe Rita Preta da cidade paraibana de Santa Rita, hoje com 92 anos, onde ela narra sua trajetória. Tem artigos publicados sobre Mãe Rita Preta e as religiões afro em geral. É palestrante sobre a temática do povo negro desde a história da África, diáspora africana, racismo e as religiões afro-brasileiras. Pesquisa também sobre cultura popular, história local e política.
Na vida pública é militante social, atua em ong’s nos Direitos Humanos e Direito Animal, do movimento cultural, sendo poeta e participando de saraus poéticos. Foi Secretário de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer de Santa Rita-PB, e foi candidato a prefeito de Santa Rita e deputado federal pela Paraíba.
Passou pelo Templo de Umbanda Caboclo Andrade de Mãe Rita Preta em Santa Rita, se iniciou no Ilê Axé Ofá Danadana da Doné Renilda em João Pessoa, casa de Jeje Savalú onde tomou cargo de Babá Kekerê em 2010 e atualmente faz parte da Egbé de Osùn da Iyalorixá Verônica Lourenço em Sapé-PB.
Exibindo um único resultado