Descrição
Em Contas e contos: encantos ancestrais, Adeloyá OjúBará compartilha um universo rico e pulsante de vivências, fé e resistência. Em sua obra, o ativista não binárie e fotoativista desafia narrativas colonizadoras e racistas ao apresentar em seus contos a sabedoria ancestral dos Orixás, sem as amarras da cosmovisão europeia. Com uma escrita poética e profunda, o livro traz contos que refletem a espiritualidade iorubá diaspórica, revelando o poder ancestral das divindades africanas, como Exu e Iansã, e das figuras femininas que quebram os padrões patriarcais.
Esta obra, além de ser um marco na literatura de axé contemporânea, oferece uma reflexão essencial sobre identidade, ancestralidade e resistência. É uma celebração da liberdade e do respeito aos diferentes modos de existir e crer, sendo, portanto, uma leitura indispensável para quem busca entender a riqueza da cultura africana e o enfrentamento das injustiças e do racismo estrutural que ainda persistem no Brasil.
Neste livro, Adeloyá, que se tornou referência nacional em fotografia de terreiro, usa a própria vivência como veículo para o combate ao racismo religioso e às opressões de gênero e de sexualidade. Por meio deste trabalho, ele reitera sua luta pela visibilidade e o respeito às tradições afro-brasileiras, especialmente na proteção e valorização dos espaços de culto.
Avaliações
Não há avaliações ainda.