Diamantino Fernandes Trindade

Diamantino Fernandes Trindade

– Professor do curso de Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira do Centro Universitário Salesiano (UNISAL) entre 2011 e 2015.

– Professor da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) entre 1989 e 2007.

– Professor da Escola Estadual Wallace Cockrane Simonsen entre 1986 e 1989.

– Professor (aposentado) do Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (IFSP) onde lecionou as disciplinas: Química, Fundamentos da Educação, Psicologia da Educação, História da Ciência e Epistemologia do Ensino.

– Gerente de Educação Básica e dos cursos de Formação de Professores Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (IFSP) em 2009.

– Lecionou como professor emérito na Universidade Cidade de São Paulo e professor adjunto nas Faculdades Oswaldo Cruz, Universidade de Santo Amaro e Universidade de Guarulhos.

– Avaliador da Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces (PUC-SP) desde 2015.

– Editor da Hermes Editora e Informação entre 1982 e 1983.

– Coordenador Editorial da Ícone Editora entre 2005 e 2013.

– Pesquisador CNPq.

– Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI) da PUC-SP.

– Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo.

– Master Science in Education Science by City University Los Angeles.

– Doutor em Educação pela PUC-SP.

– Pós-Doutor em Educação pelo GEPI-PUCSP.

– Autor de livros sobre tecnologia: Como fazer perfumes, Manual do serralheiro, Desenho mecânico e de máquinas, Manual do ajustador, Matemática industrial, Introdução à física industrial.

– Autor de livros sobre Educação e Ciências: A História da História da Ciência, Temas Especiais de Educação e Ciências, O Ponto de Mutação no Ensino das Ciências, Os Caminhos da Educação e da Ciência no Brasil, Leituras Especiais sobre Ciências e Educação, O olhar de Hórus: uma perspectiva interdisciplinar do ensino da História da Ciência, Química Básica Teórica, Química Básica Experimental, Médicos e Heróis: os caminhos da Medicina brasileira desde a chegada da Família Real até as primeiras décadas da República e Personagens da Ciência Brasileira.

– Autor de livros sobre Umbanda: Umbanda e sua história, umbanda Brasileira: um século de história, Umbanda: um ensaio de ecletismo, Iniciação à Umbanda, Os Orixás na Umbanda e no Candomblé, Manual do Médium de Umbanda, A construção histórica da literatura umbandista, Antônio Eliezer Leal de Souza: o primeiro escritor da Umbanda, Memórias da Umbanda do Brasil, Você sabe o que é Macumba? Você sabe o que é Exu?, História da Umbanda no Brasil, História da Umbanda no Brasil – Volume 2: A Umbanda nos Jornais do Rio de Janeiro, História da Umbanda no Brasil – Volume 3: Memórias de uma religião, História da Umbanda no Brasil – Volume 4: Registros históricos, História da Umbanda no Brasil – Volume 5: Documentos históricos, História da Umbanda no Brasil – Volume 6: Registros históricos periódicos, História da Umbanda no Brasil – Volume 7: Macumbas e perseguições religiosas, História da Umbanda no Brasil – Volume 8: Retratos e memórias, História da Umbanda no Brasil – Volume 9: Notícias Históricas da Macumba, Feitiçaria, Macumba e Umbanda: entre o Século XIX e o Século XX, Retratos e Registros Históricos da Umbanda – Volumes 1 e 2, Feiticeiros e feitiçaria no Segundo Império do Brasil, O Jornal Aruanda e a Umbanda em Revista: Os baluartes Pai Jamil Rachid e Pai Demétrio Domingues, Manual de Umbanda para iniciantes, A Tenda Espírita Mirim: os baluartes Caboclo Mirim e Benjamim Figueiredo, Sistemas religiosos Afro-Ameríndios-Brasileiros.

– Membro da Escola Superior de Guerra.

– Mestre Maçon Past Master.

– Médium do Templo de Umbanda Ogum Beira-Mar, dirigido por Edison Cardoso de Oliveira, entre 1981 e 1989.

– Vice-Presidente da Federação Umbandista do Grande ABC entre 1985 e 1989.

– Membro do Conselho Consultivo do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo entre 1985 e 1989.

– Relator do Fórum de Debates: A Umbanda e a Constituinte, realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 1988.

– Colunista do Jornal Notícias Populares, em 1989, escrevendo aos domingos sobre a história e os ritos da Umbanda.

– Pesquisou a Umbanda e os cultos Afro-Brasileiros-Ameríndios em diversos terreiros, visitando várias vezes a Tenda Nossa Senhora da Piedade e a Cabana de Pai Antônio onde conviveu com Zélia de Moraes e Zilméia de Moraes.

– Dirigiu o Templo da Confraria da Estrela Dourada do Caboclo Sete Lanças entre 1993 e 1999.

– Colunista do Jornal de Umbanda Sagrada entre 2008 e 2009.

– Colunista do Jornal Aldeia de Caboclos desde 2013.

– Sacerdote do Templo Cristão Umbanda do Brasil.

– Ministro religioso da Casa de Cultura Umbanda do Brasil

– Sacerdote de Orunmilá-Ifá (Babáláwò Ifasoya Ifadaisi Agbole Obemo), iniciado pelo Babáláwò Ifatoki Adekunle Aderonmu Ògúnjimi.

– Iniciado na Umbanda Tradicional por Pai Ronaldo Linares.

– Iniciado na Raiz de Guiné (Hanamatan Ramayane) por Mestre Yatyçara.

– Iniciado na Kimbanda das Almas (Babá Egúngún Inú Aféfe) por Tata Kalunga.

Exibindo um único resultado